domingo, 8 de agosto de 2010

"Os Carlos" com Saramago


Não sei se alguma vez vos disse que quando nasci o meu pai – ainda antes de me tornar sócio do F.C. do Porto- me inscreveu no Grupo Onomástico “Os Carlos”.
Criado em 1930, “Os Carlos” teve como primeiro Director o jornalista Carlos d'Ornellas e publicava um jornal ( creio que mensalmente) que em miúdo eu exibia com orgulho. O Grupo teve o seu período áureo nos anos 40/50 prestando ajuda a Carlos pobres, distribuindo enxovais, dando bodos, fornecendo medicamentos e tinha um médico que se dispunha a dar consultas gratuitas aos Carlos.
O Grupo chegou a ter milhares de sócios e diversas pessoas conseguiam tomar iniciativas - excursões, visitas de estudo - que cativavam novos sócios. Quando atingi a idade da razão o Grupo Onomástico“ Os Carlos”- cuja sede era na Praça da Alegria em Lisboa, no edifício onde está hoje instalado o restaurante “ O Púcaro”- entrara numa fase decadente , tendo corrido o risco de extinção na década de 70. Tal foi evitado graças a um pequeno grupo de sócios que, apesar da falta de recursos e meios, conseguiram manter o Grupo vivo.
Recebi, há dias, um amável e-mail de um dos membros da comissão administrativa de “Os Carlos” divulgando o blog do Grupo e manifestando o seu pesar pelo fraco empenho dos Carlos na vida associativa.
Pela minha parte estarei disponível para me envolver e apoiar aqueles e aquelas, ( sim, também há mulheres no Grupo, a começar pela filha de Carlos d'Ornellas) que tão galhardamente têm mantido vivo este Grupo Onomástico -segundo creio o primeiro a constituir-se em Portugal.
Assim, posso anunciar-vos que o blog de “Os Carlos” (que vos convido a visitar clicando aqui) irá aderir ao desafio lançado pelo Rogério e pela Fernanda, publicando textos, pensamentos e citações de Saramago.
Por outro lado convido todos os/as Carlos que lêem o CR a inscreverem-se e participar nas actividades do Grupo Onomástico. Será uma forma bonita de assinalar o 80º aniversário de “Os Carlos”,empenhado em revitalizar-se.
Voltarei a dar notícias. Conto com a colaboração dos Carlos que aportam aqui ao Rochedo para fortalecer o nosso Grupo Onomástico.

Imagens da nossa memória (8)

Esta era a minha revista musical preferida. Qual era (é) a vossa?
Imagem anterior: Viewmaster

Homilia de Domingo

Ao menos por cá, as Missas ainda são de borla...