Há dias escrevi sobre uma intervenção de Cohn- Bendit no Parlamento Europeu, denunciando a hipocrisia da UE face à crise grega. Leitora amiga enviou-me o video da intervenção mas, como continuo analfabeto funcional e não consigo colocar videos no blog, aproveito a boleia de A Carta a Garcia e faço link do video que o Osvaldo Castro lá publicou, pedindo desculpa pelo furto. Ele compreenderá que é por uma boa causa
segunda-feira, 31 de maio de 2010
OBRIGADO!
Os cafés dos outros (4)
A ematejoca azul fala-nos de um café que, pelo menos do cinema, muitos conhecerão. Ainda ontem, por coincidência, revi esse filme. Adivinhem lá qual é o café e o filme de que fala a Teresa e vão lá confirmar se acertaram.
Esquina da memória (2)
Maravilhoso mundo novo
Depois da vaga de suicídos na France Telecom, o problema alastra à Ásia. Na China já há empresas a pedir aos trabalhadores que assinem declarações garantindo que não se vão suicidar. Estou encantado com este mundo maravilhoso que os arautos do ultra-liberalismo e do mercado libertino nos prometeram.
Anseio, pois, o momento em que Pedro Passos Coelho assuma o cargo de primeiro-ministro, para que Portugal saia da crise e possa, finalmente, emparceirar com o mundo civilizado, onde os trabalhadores morrerão, gloriosamente, ao serviço dos patrões. Viva a escravatura do século XXI.
Sondagens
De repente, tudo mudou. Bastou uma semana de sucessivos revezes para o governo e a publicação de uma sondagem, para os seus apoiantes saírem das tocas e começarem a agitar a ideia de eleições antecipadas. Atraídos pelo cheiro a sangue e inebriados pela oportunidade de finalmente ascenderem aos tachitos, já não querem esperar.
PPC parece querer acalmar as hostes e não entrar em euforias. Há um pormenor que pode precipitar eleições antecipadas. Cavaco Silva tem a imagem fragilizada depois da decisão de não vetar a Lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo e precisa do apoio inequívoco do PSD, depois das críticas que lhe foram feitas por D. José Policarpo.
Se Passos Coelho lhe garantir o apoio incondicional, em troca de eleições antecipadas, Cavaco recorrerá à "bomba atómica". Resta saber se antes, ou depois de ser reeleito.
O futuro de Sócrates depende, pois, de uma aliança Cavaco/Passos Coelho, ainda há pouco tempo declaradamente inimigos.
Como os resultados de uma sondagem podem mudar tudo...
Seis meses é uma eternidade!
"A mancha negra levou o presidente a alterar toda a política energética dos Estados Unidos. Durante os próximos seis meses não será autorizada a abertura de nenhuma nova plataforma petrolífera".
Não sei porquê, lembrei-me logo da decisão de Sócrates suspender as obras públicas...por seis meses!