terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Monopoly Games (2)


Há quase duas décadas que a China é uma observadora meticulosa destes Monopoly Games. Atenta aos comportamentos dos jogadores que se sentaram em volta do tabuleiro, percebeu depois de Tian An Men que ganharia facilmente o jogo se utilizasse a sua principal arma: a paciência.
Não precisou de muito tempo para compreender que a globalização era um jogo viciado que, a curto prazo, permitiria aos mais ricos engolir os mais fracos. Inteligentemente, foi jogando dos dois lados. Apoiando os ricos que lhe poderiam vir a fazer frente quando decidisse entrar no jogo e defendendo os mais fracos da gula dos mais vorazes. Foi esta estratégia que a levou a comprar, inicialmente, parte da dívida dos EUA..Quando a luta ameaçava reduzir-se a dois, pensou que seria a altura de ir a jogo. Apoiou pouco discretamente alguns jogadores em risco de cair na bancarrota, porque lhe interessava mantê-los em jogo. Depois começou a fazer as suas jogadas. Marcou posições no tabuleiro comprando portos, bancos , hotéis e empresas estratégicas no sector da energia.
Antes de começar a construir blocos de apartamentos e arranha céus, vai ficar à espera que os adversários caiam nas suas propriedades e lhe paguem chorudas rendas. Não tem pressa. Sabe que o tempo joga a seu favor e que a vitória está garantida, porque os adversários estão ensonados e ainda não perceberam que a estratégia da China não é a convencional, adoptada pelos jogadores ocidentais.

4 comentários:

  1. Fantástica comparação sobre o estado do mundo e da sua geo-política.

    ResponderEliminar
  2. Acha mesmo que não perceberam, ou não lhes interessa perceber?
    Enquanto eles tiverem os bolsos cheios de dinheiro, está tudo bem. Quem se lixa é sempre o carapau.

    ResponderEliminar
  3. Se até mesmo este teclado que utilizo para aqui escrever tem um dístico de "Made in China", monopolizou-nos quase sem darmos conta!

    ResponderEliminar
  4. Excelente Carlos, o resto é converseta mole para épater le bourgeois...

    ResponderEliminar