segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Viagem à América Latina


Até final do mês, aos fins de semana, o CCB exibe documentários sobre a América Latina que recordam as ditaduras, o drama dos desaparecidos, dos prisioneiros e das suas famílias. Não se trata de ficção. É a realidade de um continente que tem sido martirizado por ditadores, com a conivência dos EUA e da Igreja Católica.
Já tive a oportunidade de ver a maioria destes documentários antes da sua exibição em Portugal. Permito-me, por isso, recomendar aos directores dos nossos jornais que obriguem os jornalistas que escrevem sobre política internacional – e seus editores- a ver estes documentários, isentando-os - se necessário for- de comparecer ao trabalho nos fins de semana de Agosto. ( Para respigar notícias da Internet, não é necessário pagar a jornalistas).
Esta proposta visa, apenas, uma melhoria do noticiário internacional que a maioria dos nossos títulos- o “Público” é a honrosa, mas tímida, excepção- diários despreza. Se seguissem o meu conselho, talvez nos poupassem de ler tanto disparate sobre a América Latina que por aí se escreve e revela uma confrangedora ignorância ( que por vezes roça a má-fé), depois transposta com gáudio e sobranceria para os blogs onde escrevem esses jornalistas.
Adenda: Está em exibição há dois meses, nas salas portuguesas, um filme argentino que não tem tido os favores da críticas, mas é um filme excelente. Vencedor do prémio “Um Certain Regard”, em Cannes, e do Óscar para melhor filme estrangeiro, “ O segredo dos seus olhos” é um exemplo do que de bom vai sendo feito fora da intoxicante, perversa e ( quase sempre)nihilista filmografia americana.

3 comentários:

  1. Carlos,

    Irei espreitar a programação do CCB. Obrigado pelo alerta...

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Provavelmente não passa de hoje. Tenho aqui o DVD Blue-Ray que alma amiga me ofereceu e já estava esquecido. Eu pecador me confesso.

    Obrigado pela lembrança.

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi esse filme, mas espero vir a vê-lo em breve... Gracias pela sugestão! :)

    ResponderEliminar