sexta-feira, 30 de abril de 2010

Expo 2010 abriu hoje


Foi hoje inaugurada, em Xangai, a Expo-2010. Depois dos Jogos Olímpicos de 2008, este será o maior evento alguma vez realizado na China. A presença de quase 200 países neste certame, atesta a importância que o mundo inteiro lhe confere. A Expo-2010 é, também, a confirmação do aumento da influência da China a nível mundial, que muitos continuam a querer ignorar. Nunca nenhum país investiu tanto como a China na realização de uma Exposição Mundial.
O tema da Expo-2010, que encerrará a 31 de Outubro, é a qualidade de vida nas cidades ( Better City, Better Life) , devendo os diversos países presentes apresentar soluções para o combate às doenças que estão a colocar em perigo a qualidade de vida urbana.
Portugal estará presente com um pavilhão reciclável e ecológico, revestido a cortiça, que simbolizará uma praça, local privilegiado de troca de ideias dentro de uma cidade, onde o papel das energias renováveis nas cidades modernas será o centro do debate. ( Mais uma vez se prova que somos um país poetas cheios de ideais, mas incapaz de os concretizar...)
Depois da série “Cidades da Minha Vida”, o CR irá, ao longo do próximo mês, dar especial destaque às questões da vida urbana e à História do Desenvolvimento das Cidades, associando-se assim a este fantástico evento que, a exemplo do que aconteceu durante a Expo-98 em Portugal, em relação aos Oceanos, contribuirá para a evolução do conceito de vida urbana no século XXI.
Entretanto, para os interessados, aqui fica o link oficial da Expo-2010: http://en.expo2010.cn/

5 comentários:

  1. Vou já a correr apanhar o TGV para Xangai ;)
    Ahhhhhhh! é verdade... ainda não há, nem está previsto para tão longe...
    Então o melhor, será eu ir aos CTT, antes que sejam privatizados, e apanhar boleia dentro de uma encomenda :D

    ResponderEliminar
  2. Carlos, nunca me neguei a um bom desafio. Prometo um texto avinagrando uma mão cheia de coisas que estão a colocar em risco as nossas cidades...
    Excelente ideia esta. Assim tenha o mesmo nível des respostas que terá obtido com "As cidades da Minha Vida"

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Corro sérios riscos de ter que ir à China em trabalho, nos próximos meses... vou ter que lá ir à Expo 2010... uma chatice.

    Nos jornais nacionais não encontrei nada sobre o assunto!

    ResponderEliminar
  4. Caríssimo Carlos Barbosa de Oliveira,

    Fiz uma hiperligação do seu blogue destacando este texto. Espero que lhe agrade.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao,blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  5. A simbologia que a exposição encerra é que me parece de extrema importância, Carlos.
    Escrevi sobre o assunto hoje no meu blogue.
    Reflexos - não me surpreende a ausência de notícias sobre este acontecimento menor.
    Com a comissào de inquérito, as agências de rating, o Porto/Benfica, o que é que interessa esta coisita, que, ainda para mais, fica longe como um raio?
    Abraço

    ResponderEliminar