quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Momento de Humor (27)

Para todos os que estão de férias, aqui fica um aviso. Tenham cuidado com o enquadramento das vossas fotografias, está bem?

Pequeno guia de férias (3)

Bagagem- Chegou ao aeroporto de destino, mas a bagagem ficou em terra, ou chegou danificada? Então, pode pedir uma indemnização. O valor máximo dessa indemnização é de 1000 dólares pelo que, no caso de levar valores superiores na sua bagagem, é aconselhável pedir, no balcão do check-in uma declaração especial para o efeito.
Normalmente, quando há atraso na bagagem ( porque não embarcou no mesmo voo e chegará no voo seguinte)as transportadoras aéreas disponibilizam de imediato uma quantia, para compras de emergência, cujo montante é variável. É sempre aconselhável guardar todos os recibos de despesas efectuadas.
No caso de a bagagem não ter chegado consigo, deve apresentar a reclamação, por escrito, no balcão da transportadora, antes de abandonar o aeroporto. Em caso de viagens organizadas, o guia da operadora onde adquiriu a viagem está normalmente apto a ajudá-lo nessa tarefa.No caso de extravio e/ou perda definitiva da bagagem, ( normalmente considera-se perdida, quando não é recuperada nos 21 dias seguintes à data do voo) deverá apresentar reclamação escrita, com o pedido de indemnização, junto da transportadora aérea. Faça-o, também, junto da operadora que organizou a viagem, nomeadamente nos casos de voos “charter”.

Bagagem de mão- As dimensões das malas que pode transportar consigo no avião, estão definidas internacionalmente e pode obter essa informação junto da transportadora, ou da agência de viagens. Algumas companhias, porém, limitam a 7 quilos o peso máximo da bagagem de mão. Tenha em atenção que na bagagem de mão não pode transportar elementos cortantes, nem sprays.
O transporte de bebidas e de outros líquidos ( água, perfumes, desodorizantes , etc) está regulamentado em todo o espaço europeu. No controlo de passageiros e bagagem deve declarar que leva líquidos.Não pode transportar embalagens com mais de 100mililitros e, o somatório das embalagens não pode ser superior a 1 litro.
IMPORTANTE: Depois de passar os controlos pode adquirir os líquidos que entender, nas lojas do aeroporto, pois não há limites impostos. No caso de bebidas alcoólicas, tenha atenção aos limites impostos no país de destino. ( ver também check-in)

Bandeiras- Está um lindo dia de praia, um calor insuportável a pedir um banhinho, mas o nadador salvador impede-o de concretizar o seu desejo, apontando a bandeira vermelha ?Não discuta. Se a bandeira vermelha estiver hasteada, tenha paciência, mas banho só na piscina ( ou em casa, na banheira…) As bandeiras não são um empecilho, estão lá para o ajudar e… salvar vidas. Por isso, tomar banho só com bandeira amarela ( não deve nadar) ou verde. Com a vermelha, Jamé!Desde 1987 existem também umas bandeiras azuis . Já reparou? Óptimo! Se está numa praia onde essa bandeira está hasteada, significa que escolheu uma praia com qualidade ambiental. Parabéns. Se quiser saber as praias portuguesas com bandeira azul, vá ao site da Bandeira azul e lá encontrará toda a informação que pretende.

BTL- Gosta de programar as férias com antecedência? Então, recomendamos-lhe uma ida à BTL ( Bolsa de Turismo de Lisboa) onde encontrará uma oferta variada, de diversas agências nacionais e estrangeiras. Há apenas um inconveniente… a BTL realiza-se em Janeiro. Agora só para o ano.BTT- esta é a sigla de bicicletas todo terreno. Uma forma aprazível de se deslocar por caminhos onde os automóveis e jipes (normalmente) não entram. Goza melhor a Natureza e ainda faz exercício como bónus.

Memories - a canção do dia (14)

Estava em Montreal, numa reunião de ONGs preparatória da Cimeira da Terra, que se realizou no Rio de Janeiro em 1992, quando a “descobri”. Decorria na altura ( Julho de 1991) o habitual Festival de Jazz de Montreal. Eu passeava pela Rue de Sainte Cathèrine , deliciado com os sons das diversas bandas que actuam durante quase 24 horas em plena rua, quando parei à porta de uma discoteca de onde saía uma voz que logo me apaixonou. Entrei e pedi imediatamente o CD. Bastou-me ouvir esta canção, para saber que a tinha de levar comigo.
Quando regressei a Macau, mostrei a descoberta ao meu amigo JF, que na altura tinha um programa de rádio na TDM. Nessa mesma noite, ele passou algumas canções. Terá sido, eventualmente, a primeira vez que Patricia Kaas passou numa rádio de língua portuguesa. No entanto, Scènes de Vie (1990)não foi o seu primeiro disco. Em 1988 já tinha gravado “Mademoiselle Chante” – disco que a lançou em todo o mundo francófono.



Como canção do dia escolhi Une dernière semaine à New York” que,neste momento , deve ser do especial agrado da Justine. ( Vão lá ver, para confirmar...)
No entanto, para quem não conhece Patricia Kaas, recomendo a audição daquela linkada lá em cima.