
Há tempos, uma revista católica publicou uma imagem de Cristo vestindo roupas modernas e usando gravata.A Igreja Católica reagiu mal e acusou os responsáveis da revista de profanação.
Jacques Lang, antigo ministro francês da cultura, provocou uma onda de espanto quando apareceu na Assembleia da República francesa sem gravata.
Estes dois exemplos são ilustrativos do forte poder comunicativo do vestuário e dos códigos que lhe estão inerentes, mas servem também como um bom ponto de partida para compreender a moda masculina.
Na opinião de Fernando Dogana, “a moda é reflexo de alguns imperativos sociais que se vão alterando ao longo do tempo”. Se nas sociedades primitivas os homens tinham mais tendência para utilizar adornos e a mulher se vestia de uma forma mais sóbria, hoje em dia é a mulher que acentua, através do seu vestuário, um certo exibicionismo que durante um longo período esteve vedado aos homens ,mas que parece estar a querer ressurgir.
Na opinião de Dogana,a crescente austeridade e inflexibilidade na moda masculina que só nas últimas décadas se esbateu,
“está relacionada com as alterações impostas pela sociedade industrial e pelos diferentes papéis nela reservados a homens e mulheres”, sendo com a introdução do “código jovem” que se volta a verificar uma maior preocupação por parte do homem em relação à moda e se começa a assistir ao investimento da Alta Costura na moda masculina.


Nomeadamente no vestuário dos “tempos livres”, surgem as cores vivas e linhas mais leves, aparecem inscrições humoristicas,o vestuário masculino de lazer aligeira-se mas, apesar das tentativas de Gaultier de introdução da saia calça para homem, a verdade é que a utilização de símbolos do vestuário feminino por parte dos homens continua a ser considerada transgressora. Ao contrário, as mulheres é que se vão apropriando de certos códigos da moda masculina, desde as calças ao sportswear , utilizando-os no entanto de forma mais variegada e referenciando partes do corpo que procuram realçar, ao contrário do homem, cujo vestuário continua a considerar o corpo como uma unidade, onde o mais importante é esconder algumas deficiências como a “barriguinha” volumosa .
Enquanto a mulher continua a preocupar-se em realçar a sua beleza e a procurar seduzir, o homem ainda tem que se preocupar em esconder algumas “fealdades”procurando, através de um ou outro pormenor, realçar a sua virilidade.
Eu sei que as fotos acima ( modelos para 2009) não abonam muito em favor das teorias de Dogana, mas em frente…
Verdade irrefutável, é o crescimento das indústrias afins à moda no sector masculino. Produtos de beleza ocupam as preocupações de um crescente número de homens, que cada vez dedicam mais tempo aos cuidados com o corpo. De acordo com um estudo realizado por Caroline Roy,o tempo dedicado aos cuidados com o corpo e com a aparência são cada vez mais próximos,dedicando mesmo os homens idosos mais tempo a cuidados pessoais do que as mulheres do mesmo escalão etário.
O culto da juventude, expresso através do vestuário, terá tendência a preocupar mais os homens do que as mulheres? Psicólogos, antropólogos e estilistas hesitam em dar uma resposta...