quarta-feira, 22 de abril de 2009

Olha que coisa mais linda!

Hoje é o Dia da Terra. Eu sei que isto dos "Dias de..." é uma grande treta que serve para tranquilizar consciências e pouco mais, mas que diabo, Terra só há uma e se não a preservarmos não temos para onde emigrar. Não posso, por isso, deixar de vos lançar um desafio:
Pensem, durante 10 minutos, se o que estão a fazer em defesa do futuro dos vossos filhos é o mais correcto. Vale a pena estarem preocupados em satisfazer todos os seus desejos e caprichos materiais, para lhes garantirem "uma infância e juventude feliz", se não preservarem o lugar onde ele vai viver depois da vossa morte?
E não vale de desculpa olhar para o lado e pensar " se os outros todos fazem assim, porque é que eu hei-de fazer diferente?"É a soma de pequenos gestos individuais que pode contribuir para preservar o futuro da Terra e garantir aos nossos filhos a melhor herança que eles podem desejar: um planeta saudável.
Pode parecer lamechice de ambientalista, mas é assim que eu penso. Ou alteramos os nossos comportamentos quotidianos e ensinamos os nossos filhos a viver de forma mais racional e sustentável, ou estamos a hipotecar o seu futuro. A escolha é vossa, mas o futuro é deles!