quinta-feira, 2 de abril de 2009

Dicionário do Rochedo (48)

Isaltinar- Confesso que desconhecia esta palavra , mas entre ontem e hoje já a vi escrita umas 10 vezes, a primeira das quais na coluna do Ferreira Fernandes no DN de ontem. Pelo que percebi, "Isaltinar" significa agir de acordo com as normas de conduta de Isaltino de Morais, presidente da câmara de Oeiras, actualmente a ser julgado em Sintra por razões que agora não interessam nada, porque isto é apenas um dicionário.
Assim sendo, "Isaltinar" significa armar-se em tanso, tentando justificar os erros cometidos, com a alegação de que outros também o faziam.Transportando o verbo para o âmbito escolar, Isaltinar significa que um aluno que aponte uma arma a um professor, pode alegar que o fez porque viu no You Tube outros meninos a fazer o mesmo.
Estava tentado a dizer que somos um país de Isaltinos, mas depois lembrei-me que no Norte a palavra pode ter outro significado. Em Pronúncia do Norte deve dizer-se Felgueirar?
Se alguém tiver resposta, agradeço. Entretanto, por arrastamento, cheguei à palavra “ALEITAR”, mas sobre o seu significado escreverei num dos próximos dias.
SEM PRESSÕES, ouviram? Caso contrário queixo-me ao PR.

Que grande galo!

Cliquem na imagem para ver melhor