quinta-feira, 19 de março de 2009

Cenas de Táxis (7)


A noite estava quente. Quando entrei no táxi reparei que, tapando-me a visão, havia um ecrã a passar imagens de uma “Táxi TV”. Poderia ser uma iniciativa interessante, especialmente para viagens longas - como era o caso.
Começo por assistir a umas imagens de Lisboa, depois publicidade, seguiu-se um Quizz para pessoas com a 4ª classe, publicidade, uns senhores a falar sobre qualquer coisa que presumo fosse uma peça de teatro mas, como o único som que se ouvia no táxi era o da rádio e não estava interessado àquela hora da noite em tentar decifrar a linguagem labial, fiquei sem saber do que se tratava. Apenas consegui ver que se riam todos muito…Depois de mais uma pausa para publicidade, seguiu-se o anúncio da previsão meteorológica. Bem, isto interessa-me –pensei.
Endireito-me no banco de trás e vejo o anúncio de “ Previsão para a semana de 4 a 10 de Março”. Mau! Mas hoje são 17, para que me interessa isto se nem sequer me lembro já como esteve o tempo nesses dias? Seguiu-se a previsão para a semana de 11 a 17. Fiquei a saber que, apesar do calor que se sentira nesse dia, a previsão da “Táxi TV” informava que a temperatura máxima prevista era de 19 º C ( estiveram 25) e que o céu estaria parcialmente nublado ( esteve um dia de sol maravilhoso e céu límpido, como se devem recordar).
Passei o resto do percurso a pensar para que serve uma Táxi TV com pessoas a falar ( sem que as possamos ouvir) e com informações meteorológicas erradas que se anunciam como previsões, mas que afinal são apenas retrospectiva do tempo que fez nas duas últimas semanas.
Concluí que, para além de dispensável, a Táxi TV fornece informação falseada. No entanto, há quem gaste dinheiro a fazer publicidade ali. Talvez resulte, apesar de não me conseguir recordar de nenhum dos anúncios que vi ao longo da meia hora do percurso. Alguém me explica para que serve a” Táxi TV”?