segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Eu tinha avisado...

Scolari foi despedido do Chelsea, como tinha previsto aqui.
Dei-lhe o benefício da dúvida até final da época, mas Abramovitch não quis arriscar. Scolari é um homem de sorte. Em tempo de crise vai embolsar umas massas valentes. Agora já pode comprar todos os discos do Roberto Leal!
( Também escrevo sobre isto no Delito de Opinião)

Terapia anti stress

Nada melhor do que ver três bons filmes num fim de semana prolongado, tirar um volume da resma de livros que aguardavam leitura, jantar num ambiente recatado em boa companhia e dormir tranquilamente, sem a ânsia de ter trabalhos à espera de serem concluídos, para esquecer que há quase dois meses o sol aparece apenas em visitas fugazes .
Pronto, eu sei que tudo isto seria melhor se a Primavera se anunciasse, mas é o que se pode arranjar …

Rochedo das Memórias (90)- A II Guerra Mundia


Continuando a retrospectiva dos anos terminados em 9, do século passado, vejamos como foi 1939

Em Março, Hitler desmantela a Checoslováquia, nascida em Outubro do ano transacto, e o exército alemão desfila triunfante pelas ruas de Praga.
Poucos meses depois ( 23 de agoto) assina com Estaline um pacto de não agressão e uma semana mais tarde invade a Polónia, dando início à II Guerra Mundial.
Em Setembro, Japão e Rússia põem fim à guerrra da manchúria, mas Estaline faz avançar o Exército Vermelho para a Polónia Oriental.
Invadida por Hitler e Estaline, a Polónia é repartida entre os dois estados. Começava a perceber-se o que valem e para que servem os acordos e Tratados assinados entre políticos.
Nada melhor para assinalar o facto, do que ir a uma sala de cinema ver Clark Gable e Scarlet O' Hara em “E tudo o vento levou”.
Bem, mas já que estamos a falar de Pactos, vale a pena lembrar que foi neste ano que Salazar e Franco asinaram o famigerado Pacto Ibérico. Salazar manifesta neutralidade portuguesa durante a II Guerra Mundial e , para comemorar, organiza o primeiro congresso da Mocidade Portuguesa. A neutralidade também é isto…
As grandes obras do Estado Novo ficam marcadas, este ano, com a conclusão da remodelação da Avenida Almirante Reis em Lisboa
Enquanto os americanos se deliciam com o início das transmissões televisivas, Einstein propõe a Roosevelt o fabrico de uma bomba atómica, para que os EEUU entrem na festança bélica bem apetrechados.
No western nasce um novo herói. Chama-se John Wayne e faz a sua estreia no filme Ringo
Berlim assiste à ante- estreia de Fahrenheit 141, com a destruição de 5000 obras de autores considerados degenerados. Para compensar, Estaline confisca várias obras de arte na Polónia e leva-as para casa.
Um alemão ( Rudolf Harbig) estabelece novo recorde mundial dos 800 m em atletimo, com a marca de 1m46,6 s e o de 400m em 46 segundos. Setenta anos depois, estas marcas deixam-nos com um sorriso nos lábios. O mundo caminha vertiginosamente para a loucura. Em muito menos tempo, são destruídos milhões de hectares de floresta, e solo arável é substituído por terreno edificado.
Adenda: Para mais informações, consulte o Rochedo das Memórias ( link na coluna da direita)