Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2009

Não havia necessidade...


Compreende-se que uma empresa procure rentabilizar ao máximo os eventos que organiza ou patrocina. Nessa perspectiva, é perfeitamente admissível que a Red Bull Air Race se tenha transferido do Porto para Lisboa já que, em vez de 800 mil euros, vai receber 3,5 milhões. Compreende-se também a tristeza de Luís Filipe Meneses - o grande responsável pela realização da prova no Porto- e a irritação das entidades empresariais, pela perda da prova para Lisboa. A Red Bul Air Race era já um cartaz turístico, levando todos os anos cerca de um milhão de pessoas às margens do Douro, animando a hotelaria, restauração e comércio de Porto e Gaia, além de servir de excelente propaganda para a região, já que era transmitida para vários países europeus.
O problema é que, tanto um como outros, deviam saber que a aplicação das regras da concorrência e da economia de mercado que tão acerrimamente defendem em causa própria, também se aplicam a eventos desportivos pelo que, se queriam manter a prova em Porto/Gaia , deviam ter puxado pelos cordões à bolsa. A Red Bull defendeu os seus interesses, o que é perfeitamente legítimo.
Importa no entanto saber, como é que uma Câmara falida ( Lisboa) e algumas empresas públicas têm capacidade financeira para pagar 3,5 milhões de euros pelo evento. Daí as dúvidas levantadas por Luís Filipe Meneses, acerca do envolvimento de dinheiros do Estado, pagos pelos contribuintes, no pagamento desta retribuição. É inadmissível que o Turismo de Portugal esteja envolvido nesta querela e seja um dos responsáveis pela transferência da prova para Lisboa. Sendo verdade, são legítimas as acusações de LFM, porque é inaceitável que um organismo público fomente rivalidades e tome partido nesta querela. Como é inadmissível que um deputado, eleito pelo Porto, faça declarações deste jaez.

13 comentários:

  1. Ouvi Rui Rio e para além de ter razão no que diz, disse-o de uma forma que lhe dá ainda mais razão.

    ResponderEliminar
  2. Não é o facto de ser a RED BULL que voa para sul que me incomóda por aí além (aliás, devo ser um dos poucos pacóvios que nunca a foi ver ao vivo), antes o significado em si.

    Já não bastavam as habilidades de engenharia financeira e estatística que permitem que alegando o interesse relevante e nacional de qualquer coisa que se faça em Lisboa, possam ir buscar verbas e apoios comunitários a que não tinham direito, como agora até manifestações deste cariz são rapinadas.
    Não sei se ao NORTE faz falta a regionalização, mas sei que não fazem falta os pífios eleitos e representantes da sociedade civil a que temos tido direito incapazes de baterem o pé em uníssono.

    ResponderEliminar
  3. Se eu já não estivesse tão habituada ao centralismo e aos constantes benefícios de que Lisboa usufrui sempre em detrimento das restantes regiões, até era capaz de estar a ferver. Sendo assim fico apenas resignada, porque neste país os políticos eleitos por nós fazem aquilo que querem e nós cá nos lamuriamos mas não fazemos nada...

    Espero sinceramente que o evento seja um fiasco...

    ResponderEliminar
  4. Carlos,
    Eu fiquei indignada! Eu já sabia que Lisboa é a capital, mas carago, não brinquem nem abusem do resto do país...O Algarve vai-se contentando com o All...que lhe proporciona autodromo, golf, resorts de luxo, e variadissimas actividades artísticas.
    O Alentejo está a despertar voltando-se para os produtos que tem interessados: boa gastronomia, boa paisagem, praias, azeite, vinho, cortiça e um turismo mais elitista.
    O norte vê-se esvaziar e ainda manda isto tudo às malvas e vai tratar da sua vida...
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Num País em que todos se queixam, todos se arrastam atrás de subsídios, todos se choram porque não há dinheiro...
    E depois é isto!
    Num ápice aparecem milhões.
    São os Estádios, e os Aviões as duas grandes prioridades....:)
    xx

    ResponderEliminar
  6. Olá,
    Relativamente ao Red-Bull, o que me aborrece, nem é o Red-Bull não se efectuar no Porto, é isto e tudo mais ir para Lisboa, é o centralismo sempre na ordem do dia!... É a «bacoquice» habitual, quando é muito mais positivo dar visibilidade a outras regiões do país mais carenciadas de desenvolvimento e nem estou a pensar no Porto.
    Um abraço,
    Manuela

    ResponderEliminar
  7. Também ouvi dizer, e já nem me lembro onde, que se o evento não vier para Lisboa vai para Espanha.
    E agora????
    É claro que o assunto mete dinheiro e quem der mais é que leva o evento.
    Veremos que ganha a
    Red Bull Air Race

    ResponderEliminar
  8. "... regras da concorrência e da economia de mercado..." ?????

    quando os dinheiros que decidiram a transferência (aliás, lamentável evergonhosa) são públicos, onde é que alguém pode vislumbrar mercados e concorrências?

    dah.....

    ResponderEliminar
  9. Quem viu uma viu todas mas a Air Race era um ponto a favor na capacidade de iniciativa e de realização nortenha. Culpo os Srs. Rio e Menezes por a terem deixado voar. Nada perdura e tudo se deslocaliza para a capital. Prevalece a centralização desmedida no mesmo dia em que o INE divulgou os nºs que dão que pensar: PIB per capita, R.Lisboa 105%; R Norte 61%. Se não protestarmos, quem o fará?

    ResponderEliminar
  10. Sendo de Lisboa concordo inteiramente que não havia necessidade disto!
    Depois fala-se de descentralização!
    Se se pudesse cá em Lisboa até se ia buscar o FCP.

    ResponderEliminar
  11. Não há nada que justifique a mudança para lisboa. Nem havia o perigo da prova ir para Espanha, pois já se realizou em Barcelona este ano, em simultâneo com o Porto. É claro que a organização viu aqui uma oportunidade de sacar mais uns milhares de euros à nossa custa. Acredito que, ou foram os organizadores a contactar lisboa para ver se subiam a parada, ou foi lisboa que ofereceu mais pela mudança. Só assim se compreende a mudança para um cenário que vai ser pior que o do Porto. Quem vai ficar a perder serão, sem dúvida, os espectadores, mas neste mundo o dinheiro é que manda.

    De qualquer maneira podem ir à página das notícias do red bull e dizer o que acham a essa cambada de vendidos.

    http://www.redbullairrace.com/cs/Satellite/en_air/Article/Lisbon,-Portugal-signs-contract-to-host-Red-Bull-021242805913188?p=1238611393596

    ResponderEliminar