quinta-feira, 31 de julho de 2008

O Eucalipto vermelho



O eucalipto tem, como principal característica, secar tudo à sua volta e apresenta várias espécies. Aquela que mais recentemente chegou a Portugal foi o eucalipto vermelho. Originário da Austrália, foi importado por um industrial de pneus que chegou a presidente do Benfica. Felizmente não abunda em Portugal, mas o exemplar mais conhecido está plantado em Lisboa, na segunda circular e tem uma característica peculiar: seca tudo que a Norte do país lhe tente impedir o crescimento.
As primeiras tentativas não tiveram grande êxito. Apesar de envidar todos os esforços para acabar com as ligas de basquetebol e andebol, não teve grande sucesso. Experimentou depois o futsal. Secou o Freixieiro, apropriando-se dos seus jogadores e formando a sua própria equipa. Agora, perdido o campeonato, tenta reconquistá-lo secando o Belenenses com jogos de secretaria.
No futebol, é o que se sabe. Secou o Boavista e tenta secar o FC Porto, única equipa que resiste à sus destruição avassaladora.
No ciclismo, não conseguindo vitórias apesar do orçamento investido na plantação de corredores, secou a LA- MSS, da Maia, engendrando uma história de doping que está muito mal contada. Com efeito, não se percebe como é que o eucalipto vermelho, apesar de ter tido dois casos de doping durante a última época e outro escondido pela Federação, já este ano, continua a poder participar nas provas realizadas em Portugal e a LA-MSS foi proibida de correr. Ah, pois, eles ganhavam tudo!
O eucalipto vermelho detesta concorrência que lhe seja superior, pelo que provoca graves danos ambientais. Num país tão preocupado com a protecção do ambiente, não se percebe muito bem que, para além do crescimento dos PIN ( predadores turísticos e industriais) ainda seja permitida a proliferação desta espécie de eucalipto tão nociva.
Certamente ( tal como acontece com os PIN) haverá um forte interesse nacional que o justifique! O mesmo interesse que abafa alguns encontros comprometedores do eucalipto vermelho com dirigentes de topo das Federações e Ligas.
Consta que o eucalipto vermelho, cansado de perder no hóquei em patins, também estará a preparar uma golpada paar poder impôr-se nessa modalidade.
Tenho dúvidas é que quando o eucalipto vermelho tentar atravessar a segunda circular em direcção a Alvalade, permaneça impune. Ai, outros interesses se levantarão e o eucalipto vermelho será finalmente erradicado.
Nessa altura, o eucalipto vermelho dirá “ mas eu sou o dono da bola( e da bicicleta e do taco de bilhar e do stick, etc) e por isso acabou-se o jogo” .Uma psicóloga amiga afiançou-me que este comportamento é típico de pessoas que, em crianças, sempre brincaram sozinhos e se masturbaram até muito tarde diante de revistas da Palyboy. Não me conseguiu explicar é como esse comportamento infantil se manifesta de igual modo em algumas plantas, como o eucalipto vermelho...

10 comentários:

  1. Descanse meu amigo, que se o eucalipto tentar atravessar a estrada trataremos de eliminar a praga!

    Muito divertido este post! :)

    ResponderEliminar
  2. Penso que já aqui comentei que o desporto federado me passa ao lado, mas tenho uma particular embirração pelo Benfica, com quem convivi durante alguns anos, de modo que assino por baixo do que escreveu.

    ResponderEliminar
  3. Fada: o Benfica é ( foi...) um grande clube, o grande problema é ser mal dirigido há mais de uma década. LFV , incapaz de ganhar dentro e campo, move todos os cordelinhos nas secretarias e proclama-se Salvador da Pátria, Nunca gostei dte género de gente. Mete-me nojo!

    ResponderEliminar
  4. E eu toda contentinha a pensar que havia mesmo um eucalipto vermelho!
    Às vezes sou mesmo loira...

    ResponderEliminar
  5. Blue: Mas há mesmo um eucalipto vermelho! Em latim o nome é eucaliptus focacioli e floresce nos meses de Julho e Agosto!
    A fotografia é de um exemplar AUTÊNTICO!
    Beijinhos e conchinhas

    ResponderEliminar
  6. Caliptos não gosto mesmo nada a não ser o cheiro e quanto á cor, que raio, não sou sectário, parece bonito. Mas atenção não é aquele que está na 2ª circular, que isso não sei se é encarnado ou vermelho.

    ResponderEliminar
  7. Salvoconduto: então diga lá qual é a sua cor preferida. Apsto no verde..acertei?

    ResponderEliminar
  8. Não será a outra especie de eucalipto, desta vez "azul" vinda do norte, a querer secar os naturais adversários de uma normal competição?
    Sendo assim, será uma forma, no minimo esquisita, de ficar sempre em primeiro. pois nao havendo adversários a vitória torna-se facil e acessivel.
    Apoiando-nos em factos históricos, esta forma de secar do eucalipto azul pode ser comparada à irradicação do nosso semelhante para um melhor apuramento da raça, por conseguinte, as vitórias.

    Por uma competição racional (e não vegetal) saudável...

    ResponderEliminar
  9. O maior mito que existe é que o Eucalipto seca a terra, ao contrário, florestas de eucalipto sempre mantém o sola humido e quando estas florestas são cortadas pequenos banhados que existem no interior delas acabam secando.

    ResponderEliminar