sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Isto sim, é Domingo Gordo!

O José Carlos Lages transmitiu-me esta informação que creio ser de especial interesse para os apreciadores da gastronomia portuguesa: no próximo domingo, dia 3, a Confraria do Bucho Raiano convoca todos os apreciadores ( ou interessados em conhecer esta iguaria) a participar num almoço que se realiza na Aldeia do Bispo ( concelho do Sabugal), cuja ementa será bucho, produzido de forma caseira. Isto quer dizer, entre outras coisas, que será acompanhado de deliciosos grelos e batatas cozidas.
Para os menos familiarizados com este manjar da gastronomia raiana, aqui fica a fotografia ( acima) , acompanhada dos seguintes esclarecimentos:

Esta delícia da gastronomia raiana é preparada com pedaços de carne do porco dos ossos, cabeça, rabo e orelha, que, após colocada em vinha de alhos, dá enchimento à bexiga ou ao palaio do porco. Depois de cheio, pendura-se o bucho com os restantes enchidos nos varais do fumeiro.
Seguindo a tradição, o Domingo Gordo é a ocasião propícia para passar à acção, ou seja, de introduzir o pitéu num panelão de ferro, envolto em pano de linho, deixá-lo a cozer durante 3 horas e depois... comê-lo! Vão até lá e... BOM APETITE!
Mais informações no Capeia Arraiana com link no lado direito do rochedo.

2 comentários: